Você já deve ter ouvido falar de Geração X, Y, Millenials, não é verdade? Mas o que realmente é isso e por que essas classificações existem e para que servem?
Classificar os indivíduos por geração é uma prática que vem sendo muito utilizada por empresas que querem refinar o seu discurso e suas soluções de acordo com as características comportamentais da geração para a qual elas se destinam, assim fica mais fácil criar estratégias para atingir um público que tem comportamento específico e gostos peculiares.
Mundialmente, esse é o consenso que se tem a respeito da classificação dos indivíduos em cinco gerações. A nomenclatura é dada de acordo com o período em que a pessoa nasceu:
- Veteranos, geração formada por pessoas que nasceram entre 1925 e 1940.
- Baby Boomers são os nascidos entre 1941 e 1959.
- Geração X, que compreende o período de 1960 a 1979.
- Geração Y é composta por indivíduos que nasceram entre 1980 e 1995.
- Geração Z é composta com os nascidos a partir de 1996 até 2010.
- Geração Alpha, engloba todos os nascidos a partir de 2010 até a presente data.
Os Baby Boomers recebem esse nome porque são fruto de uma explosão populacional ocorrida logo após o fim da Segunda Guerra Mundial quando os combatentes, nos Estados Unidos, finalmente puderam voltar para suas casas e constituir uma família.
A geração X vivenciou a fase da Guerra Fria e sentiram as transformações provocadas por movimentos de grande impacto no cenário social e cultural, como Maio de 68, a onda hippie e a luta por direitos políticos e sociais. No Brasil, as crianças nascidas nessa fase testemunharam a ditadura militar e seu declínio, o desenvolvimento industrial e o crescimento econômico, a Geração X tinha uma identidade indefinida, querendo buscar seu lugar no mundo e ter liberdade, por isso o nome geração X. Esse grupo acompanhou de perto a evolução tecnológica e dos meios de comunicação, vendo a chegada dos computadores.
A geração Y também conhecidas como Millennials, estiveram no centro das grandes transformações dos últimos tempos. Dos primeiros dos computadores domésticos, aos telefones celulares tijolão aos atuais smartphones.
A geração z, são pessoas acostumadas a um ambiente totalmente conectado e digital, abertas à inovação, comunicação e diversidade. Cresceram junto com a popularização da internet e interagem com o mundo integrando todas as formas de tecnologia disponíveis. Já nasceram na era conectada convivem com o universo da internet, mídias sociais e recursos tecnológicos desde o nascimento
Geração Alpha é o nome dado aos nascidos a partir de 2010 e às crianças que ainda vão nascer até 2025. Portanto, é a geração atual.A maior parte dessa geração atual é composta por filhos dos millennials, nascidos entre 1981 e 1996, que têm como característica o desejo de começar uma família mais tarde.Por isso, outra particularidade dessa geração, é ter pais mais velhos e crescer em uma família menor, normalmente com apenas um filho.
E aí? A qual geração você pertence? Nas próximas matérias falarei mais sobre as características de cada geração e o que buscam! Acompanhem!
Até breve,
Mari Merida.